HOME / COMPRAS PÚBLICAS / DESAFIOS PARA NEGÓCIOS DE IMPACTO
É comum que iniciativas que têm potencial para se converter em soluções de grande escala para a sociedade surjam a partir de ideias disruptivas, que por sua própria natureza, estão distantes do mercado de compra pública. Assim, é importante conectar o setor público com essas ideias disruptivas e de impacto socioambiental positivo, o que pode ser feito por meio de duas frentes:
Os efeitos positivos são a abertura do mercado de compras públicas para o ecossistema de impacto e o ganho exponencial com a aplicação de tecnologias disruptivas e de soluções oferecidas por negócios de impacto.
O que é Inovação Aberta?
Inovação Aberta significa remodelar o processo de inovação para modelos mais distribuídos e descentralizados, com maior atenção aos usuários, que podem participar da geração de ideias e teste de soluções. Tanto para as empresas quanto para o governo, a IA pode ajudar a expandir oportunidades de inovação e competências de conhecimento, alcançar e mobilizar expertise e atores externos complementares e, assim, contribuir para acelerar o processo de inovação. Nesse sentido, a Inovação aberta tem potencial para ampliar o espaço de criação de valor por meio do fomento à concepção e ao desenvolvimento de soluções mais eficazes para desafios críticos.
No setor público, a abertura está ganhando importância como uma nova filosofia para o governo interagir com a sociedade e entregar qualidade e impacto de serviços e políticas públicas. As práticas de Inovação aberta incluem laboratórios de inovação aberta, redes de inovação setoriais (ou seja, sustentabilidade, energia, saúde) e plataformas de crowdsourcing (ou seja, envolvendo talentos externos no processo de cocriação), laboratórios vivos, hackathons e Sandboxes regulatórias, entre outros.
O que é um hackathon?
Um hackathon é uma das ferramentas que auxilia a busca pela inovação alinhado aos princípios da inovação aberta. Trata-se de um evento no qual os participantes colaboram intensamente por um curto período em projetos com foco em solução de problemas e geração de ideias. Esses eventos são encorajadores de experimentos para criatividade e podem ser orientados a desafios, incluindo premiações. O fenômeno hackathon surgiu como uma abordagem eficaz para incentivar inovação com tecnologias digitais, todavia, atualmente extrapola a área da computação e atinge outros setores que promovem seus eventos como forma de encontrar soluções para problemas reais.
Nesta seção vamos lançar desafios do setor público e privado para negócios de impacto e realizar hackathons e chamadas de inovação aberta junto a governos e empresas. Queremos conectar os atores do ecossistema de impacto para estimular o envolvimento de empreendimentos em contratações públicas, contribuindo para a resolução de problemas socioambientais do Brasil e para o cumprimento dos ODS e da Agenda 2030.
Se sua empresa ou organização ou órgão público integra o ecossistema de impacto e quer participar das chamadas públicas, inscreva-se no mapa do ecossistema de impacto do Brasil.