|

HOME / O SIMPACTO / GOVERNANÇA DO GRUPO DE ARTICULAÇÃO PRÓ-SIMPACTO (GAS)

O SIMPACTO

GOVERNANÇA DO GRUPO DE ARTICULAÇÃO PRÓ-SIMPACTO (GAS)

O Grupo de Articulação Pró-Simpacto (GAS) reúne atores da esfera pública e privada de todo o Brasil, com o propósito de promover um ambiente institucional e normativo favorável para o desenvolvimento de Investimentos e Negócios de Impacto (INIs) no Brasil.

É uma rede informal de pessoas e organizações instituída em novembro de 2022, conforme manifesto assinado por seus integrantes iniciais.

OBJETIVOS DO GAS

Para cumprir seu propósito, o GAS tem como objetivo apoiar a estruturação do Sistema Nacional de Economia de Impacto (Simpacto), por meio da promoção da participação social em políticas públicas. O GAS foi estruturado a partir do ciclo de oficinas “Rumo ao Simpacto” realizado pela Enimpacto, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) de outubro/2021 a maio/2022.

        Seus  objetivos imediatos são:

  • Participação e influência na formulação de políticas públicas relativas aos investimentos e negócios de impacto.
  • A implementação e uso da plataforma online pró-Simpacto (www.simpacto.org.br), destinada à captação e compartilhamento de informações entre os integrantes do ecossistema brasileiro de investimentos e negócios de impacto;
  • A promoção do Fórum Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto e a co-realização dos Fóruns Regionais de Investimentos e Negócios de Impacto visando a mobilização de atores, a geração e troca de conhecimentos e a criação de consensos e formas de cooperação entre pessoas e organizações, públicas e privadas, interessadas na criação do Simpacto, nos diversos Estados e Municípios engajados e, também, em nível federal;
  • Em sua atuação, o GAS busca sempre o alinhamento e colaboração com as diretrizes da Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto (Enimpacto), especialmente quanto a: harmonização conceitual, metodológica e regulatória/legal relativa ao campo dos investimentos e negócios de impacto.

COMO FUNCIONA

Para realizar seus objetivos, o GAS atua em diversas frentes:

  • Estímulo e apoio a iniciativas institucionais em prol dos INIs, em todos os níveis da federação
  • Sistematização e compartilhamento de conhecimentos e boas práticas institucionais no campo dos INIs
  • Coleta e disseminação de informações relevantes para o campo dos INIs
  • Visibilização e conexão entre atores do campo dos INIs
  • Gestão e mobilização de recursos para seu próprio funcionamento
  • A atuação nessas frentes é realizada por meio de coletivos estaduais, formados por integrantes do GAS que se voluntariam para conduzir projetos e iniciativas.
  • Um Comitê Executivo, composto por cinco integrantes do GAS, é responsável pela gestão desses projetos e iniciativas, assim como pela representação externa do Grupo.

Grupo de Coordenação: Instância Deliberativa do GAS

A instância deliberativa do GAS é o Grupo de Coordenação, composto pelos:

 

  • Integrantes do Comitê Executivo,
  • Líderes de grupos de trabalho da Enimpacto que desejem participar do GAS,
  • Dois representantes de cada um dos coletivos subnacionais em prol dos investimentos e negócios de impacto que participam do GAS.

    Coletivos subnacionais em prol dos investimentos e negócios de impacto – ou, simplesmente, coletivos pró-INIs – são grupos, formais ou informais, que têm como objetivo articular pessoas e organizações em prol do fortalecimento institucional do ecossistema de investimentos e negócios de impacto em uma unidade da federação.

  • Além dessas duas instâncias de governança o GAS conta também com uma ASSEMBLÉIA, composta por todos seus integrantes.

Os coletivos podem ser muito diversos, em vários aspectos:

Formalidade: podem ser informais (redes ou grupos organizados, mas sem constituição de uma pessoa jurídica), formais (pessoas jurídicas, como associações, por exemplo) ou oficiais (instituídos por lei ou decreto).

Abrangência: tipicamente, seu território é ao nível estadual ou municipal.

Composição e tamanho: podem ter número variável de integrantes e incluir diferentes perfis de pessoas e organizações, desde que, necessariamente, (i) inclua participantes públicos e privados e (ii) reúna um grupo representativo da diversidade dos atores que compõem o ecossistema de investimentos e negócios de impacto em seu território.

Funcionamento: cabe a cada coletivo definir o modo como se organiza e opera.

Atenção!

Para participar do GAS e indicar representantes para seu Grupo de Coordenação, é necessário que o coletivo:

  1. Vise o fortalecimento institucional do ecossistema de investimentos e negócios de impacto.
  2. Esteja de acordo com o Manifesto do GAS, que deverá ser subscrito pelos representantes que o coletivo indicar para o Grupo de Coordenação..

contato

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria do Grupo de Articulação Pró-Simpacto através do email: secretariaprosimpacto@gmail.com

Sumário

plugins premium WordPress