|

HOME / O SIMPACTO / As políticas subnacionais de impacto e sua legislação

O SIMPACTO

As políticas subnacionais de impacto e sua legislação

O movimento para incluir na agenda pública e política os negócios de impacto social vem se fortalecendo, sobretudo pelos resultados positivos que estes podem gerar em relação à inclusão econômica, redução de desigualdades, inovação e sustentabilidade,

A criação de políticas estaduais e municipais começou como um movimento orgânico de Estados e municípios do Brasil, hoje vinculado ao movimento nacional coordenado pelo Grupo de Articulação Pró-Simpacto (GAS), com apoio da Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto (Enimpacto) e diversos atores do ecossistema de impacto brasileiro.
Atualmente, dez estados já possuem políticas de impacto com legislações próprias para o fomento ao ecossistema e negócios e várias iniciativas estão sendo promovidas em âmbito estadual e municipal para o desenvolvimento de seus marcos regulatórios.

As legislações estabelecidas em âmbito estadual e municipal visam promover mecanismos para incentivar investimentos, disseminar mecanismos de avaliação de impacto social, fortalecer as organizações intermediárias, promover ambiente institucional e normativo favorável e simplificado e, por fim, fortalecer a gestão de conhecimento no ecossistema de negócios de impacto.

Os objetivos previstos nessas normas se relacionam aos principais desafios enfrentados pelos empreendedores sociais: conseguir financiamento, encontrar espaços em que possam estabelecer conexões com outros empreendedores para trocar conhecimento e experiência e com outros atores como instituições públicas, empresas privadas e instituições do terceiro setor, o desenvolvimento e divulgação de indicadores de avaliação que indiquem a viabilidade social e econômica de seus modelos de negócio e superar as barreiras regulatórias do ambiente de negócios.

A instauração do marco regulatório vem sendo acompanhada da estruturação de comitês e coletivos estaduais de investimentos e negócios de impacto, que devem se vincular, futuramente, à estrutura do Sistema Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto. O Simpacto reunirá o governo federal, os estados e os municípios que desenvolvem políticas subnacionais de impacto. Saiba mais.

Conheça aqui a legislação de cada Estado e os relatos de gestores públicos que se mobilizaram para a instauração do marco regulatório em seus Estados.

nossa rede

Alagoas

Brasília

Ceará

Espírito Santo

Goiás

Minas Gerais

Paraíba

Pernambuco

Rio de Janeiro

Rio Grande do Norte

Caso necessite de assessoria para o desenvolvimento de marco regulatório escreva para legalprosimpacto@gmail.com

Quer fazer parte do movimento Pró-Simpacto?

plugins premium WordPress